57744

São Paulo registra aumento de latrocínios em outubro

A capital paulista registrou aumento nos casos de latrocínio (roubo seguido de morte) no mês de outubro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Foram registradas 12 mortes no mês passado, contra seis no mesmo mês em 2012, um aumento de 100%. Houve aumento também se comparado os meses de setembro e outubro deste ano. Em setembro, foram 8 mortes. Neste recorte, o período foi de 50%.

Já o total de vítimas de homicídios apresenta queda na comparação entre os meses de outubro de 2012 e 2013. Foram 117 mortes em outubro na capital paulista, contra 176 no mesmo mês do ano passado, uma queda de 33%.

Entretanto, se comparado apenas com o mês de setembro deste ano, houve aumento de 27% no total de vítimas de homicídio doloso.

Violência policial
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou no fim da manhã desta segunda feira (25) que houve uma redução de 80% no total de mortes causadas pela Rota se comparado os números acumulados neste ano com os registrados em 2012. Segundo ele, foram registradas 84 mortes no ano passado contra 17 até agora em 2013. A Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) é considerada a tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo.

Considerando todas as equipes da PM, a queda  foi de 47% no número de pessoas mortas durante confronto com a polícia, comparando todo o ano passado até o dia 25 de novembro deste ano. Em 2012, foram registradas 546 mortes em confrontos com a Policia Militar contra 289 neste ano.

“Nós temos uma enorme preocupação em diminuir a letalidade. Infelizmente, os criminosos estão cada vez mais armados, armamento pesado, e a Rota atende casos graves”, afirmou Alckmin.
“Estamos cada vez mais melhorando a eficiência do trabalho da polícia, o trabalho da inteligência, o trabalho policial. Agora, lamentavelmente, também perdemos policiais porque há muita violência, armamento muito pesado que entra no estado e confrontos que são inevitáveis”, disse.

Web Denúncia
O Web Denúncia é uma ferramenta on-line que permite o registro de denúncias de crimes através da internet. Além dos computadores, também é possível denunciar através da tablets e celulares.
Assim como no 181, Disque Denúncia, o anonimato do denunciante será garantido. A nova plataforma digital estará disponível a partir da meia-noite desta segunda-feira (25) e permite o envio de arquivos com fotos, vídeos e documentos.

Entre os crimes que poderão ser denunciados pelo serviço estão o tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo, furto, sequestros e informações sobre procurados pela Justiça. O denunciante poderá acompanhar sua denúncia através de uma senha fornecida no fim do cadastramento.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email