47175

Sem UTI, vítima de acidente espera há 2 dias em box de emergência em MT

Há dois dias no box de emergência do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o paciente Fábio Ferreira Rodrigues, de 21 anos, aguarda por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a mulher dele, Raquel Maria dos Santos, o marido sofreu um acidente automobilístico na segunda-feira (14), está em coma e respira com a ajuda de aparelhos. Desde que deu entrada na unidade ainda não se alimentou.

O diretor do Pronto Socorro e subsecretário de Saúde de Várzea Grande, Renato Tetila, informou que, nesses casos, o paciente fica sob responsabilidade da Central de Regulação, que deve verificar em qual cidade do estado há algum leito disponível e fazer o transporte desse paciente. No entanto, a equipe de reportagem do G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, porém até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.

Tetila confirmou que o paciente está em coma e está com os equipamentos da UTI em outro ambiente, nesse caso, o box de emergência, enquanto aguarda transferência.

A irmã da vítima, Thaís Ferreira Rodrigues, afirmou ter procurado a Defensoria Pública de Cuiabá e conseguiu na Justiça uma liminar que obriga a unidade de saúde a recebê-lo assim que houver uma vaga na UTI. Segundo ela, a decisão foi expedida pelo juiz Luiz Alves de Abelha.

“Ele não recebe comida. Se nada for feito a situação dele pode piorar”, avaliou Raquel. “Os médicos já o examinaram e disseram que o braço dele está deslocado. Minha cunhada conseguiu a liminar, mas até agora nada”, completou.

“O rosto dele ficou ferido durante o acidente, está bastante machucado e se ele não for internado pode pegar uma infecção”, cobrou a mulher do paciente. Ela contou que um médico plantonista o avalia todas as manhãs, mas reclama que apenas isso não é suficiente pela gravidade do quadro em que Fábio se encontra.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br