47175

Sem UTI, vítima de acidente espera há 2 dias em box de emergência em MT

Há dois dias no box de emergência do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o paciente Fábio Ferreira Rodrigues, de 21 anos, aguarda por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a mulher dele, Raquel Maria dos Santos, o marido sofreu um acidente automobilístico na segunda-feira (14), está em coma e respira com a ajuda de aparelhos. Desde que deu entrada na unidade ainda não se alimentou.

O diretor do Pronto Socorro e subsecretário de Saúde de Várzea Grande, Renato Tetila, informou que, nesses casos, o paciente fica sob responsabilidade da Central de Regulação, que deve verificar em qual cidade do estado há algum leito disponível e fazer o transporte desse paciente. No entanto, a equipe de reportagem do G1 tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, porém até o fechamento dessa matéria não obteve resposta.

Tetila confirmou que o paciente está em coma e está com os equipamentos da UTI em outro ambiente, nesse caso, o box de emergência, enquanto aguarda transferência.

A irmã da vítima, Thaís Ferreira Rodrigues, afirmou ter procurado a Defensoria Pública de Cuiabá e conseguiu na Justiça uma liminar que obriga a unidade de saúde a recebê-lo assim que houver uma vaga na UTI. Segundo ela, a decisão foi expedida pelo juiz Luiz Alves de Abelha.

“Ele não recebe comida. Se nada for feito a situação dele pode piorar”, avaliou Raquel. “Os médicos já o examinaram e disseram que o braço dele está deslocado. Minha cunhada conseguiu a liminar, mas até agora nada”, completou.

“O rosto dele ficou ferido durante o acidente, está bastante machucado e se ele não for internado pode pegar uma infecção”, cobrou a mulher do paciente. Ela contou que um médico plantonista o avalia todas as manhãs, mas reclama que apenas isso não é suficiente pela gravidade do quadro em que Fábio se encontra.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email