36586

Saúde confirma duas mortes e 100 casos suspeitos de H1N1 em MT

Duas pessoas morreram por complicações decorrentes da gripe H1N1, causada pelo vírus influenza 'A, em Mato Grosso. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Ses) que informou ter registrado durante 1º de janeiro e 25 de julho deste ano cerca de 100 casos da doença.

De acordo com a secretaria, quatro casos de H1N1 foram confirmados e 32 estão sob investigação. Porém, apenas duas mortes já foram confirmadas em decorrência da gripe e outra está sendo investigada.

Medidas simples de higiene pessoal são ações fundamentais para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

É aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas) ; evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias.A ingestão abundante de líquidos ajuda na cura.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br