57531

Radares em teste flagram infrações de trânsito em Rondonópolis (MT)

Após um período de testes para a implantação de radares nas ruas de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e flagrar várias imprudências no trânsito, a prefeitura do município decidiu manter o projeto e colocar radares e lombadas eletrônicas em 15 pontos estratégicos da cidade. Segundo a Secretaria de Trânsito do município, durante essa fase de teste, foram registradas 1.328 mil infrações de velocidade em apenas uma avenida da cidade.

De acordo com o secretário de Trânsito de Rondonópolis, Argemiro Ferreira, os equipamentos que estão sendo colocados não visam punir, mas sim educar os motoristas. “Só assim estaremos economizando lá no pronto atendimento, na saúde e numa cadeia pública toda que hoje existe com relação aos acidentes de trânsito”, destacou.

De janeiro a outubro desse ano, segundo a Polícia Militar, 4.032 mil acidentes foram registrados nas vias públicas. Entre as principais causas estão a imprudência e o excesso de velocidade. A fiscalização eletrônica será implantada nas vias onde mais acontecem acidentes, apontadas por um estudo da secretaria de Trânsito. A previsão é que essa fiscalização comece a funcionar em janeiro de 2014.

Cerca de R$ 22 milhões serão gastos em radares e lombadas eletrônicas, medidores de avanço de sinal, semáforos e em moto monitoramento. “As notificações são feitas e o estado é o órgão contabilizador e arrecadador. Depois de descontado todas as despesas de logística, as despesas para os fundos de segurança, o saldo resultante disso fica para o estado e um percentual e repassado de volta para o município”, explicou Argemino, a respeito da arrecadação com a aplicação de  multas.

A previsão é que o monitoramento eletrônico do trânsito em Rondonópolis comece a funcionar em janeiro do ano que vem.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email