47023

Quatro cidades de MT devem receber infraestrutura para redes de internet

Mato Grosso está entre os estados que deverão receber do Ministério das Comunicações a ampliação da infraestrutura para a instalação de redes de internet. No total, quatro cidades do estado devem ser beneficiadas através do programa 'Cidades Digitais', que tem como objetivo modernizar a gestão dos serviços públicos e governamentais. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes, o plano deve ser instalado até abril de 2014.

Segundo o diretor, o planejamento prevê a implantação de instalação de uma fibra ótica que conecta pontos de governo e públicos, capacitação dos servidores públicos e a implantação de aplicativos de governo eletrônico objetivando melhorar a gestão e os serviços prestados a população.

“Na prática, isso facilita tanto para o gestor no sentido de que a gente vai prover aplicativos para a melhoria da gestão pública. Então, vai ser de fácil acesso a emissão de notas fiscais eletrônicas, de tributos e a gestão na área de saúde, educação e também em qualquer serviço que for prestado”, explicou o diretor.

Conforme Bernardes, a seleção dos municípios leva em conta o tamanho da população e naquelas regiões onde tem menor acesso a banda larga. Em Mato Grosso, as cidades beneficiadas foram Colniza, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Campinápolis.

“A partir de agora, as cidades que forem contempladas vão receber um ofício do Ministério das Comunicações orientando os funcionários a preencherem o cadastro com todas as informações necessárias, para que até o começo de novembro, já tenhamos esse acordo assinado entre os municípios e o Ministério das Comunicações”, comentou.

Projeto
De acordo o diretor, no total R$ 200 milhões devem ser aplicados, dando em média R$ 700 mil reais por município. “Todo o custo é 'bancado' pelo Ministério das Comunicações e o valor dividido para cada lugar é feito com base no tamanho da região”, concluiu.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email