42180

Professores de MT se reúnem com o governador e decidem rumo da greve

Os professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso devem decidir nesta segunda-feira (2) se vão permanecer em greve. A paralisação já dura 21 dias e atinge 430 mil estudantes no estado. Na tarde desta segunda, o governador Silval Barbosa vai se reunir com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), a partir das 14h, no Palácio Paiaguás, para disticutir a pauta de reivindicações e negociar o fim da greve.

A classe reivindica quatro pautas principais para realização de acordo. São elas: o reajuste salarial em 10,41%; inclusão da hora atividade para professores contratados; melhoria na estrutura das escolas; e a posse dos classificados no concurso de 2010. Na última reunião realizada com o Sintep, no dia 16, o governo apresentou um calendário para a posse de técnicos e apoio administrativo, além de mais 500 professores até novembro de 2013.

As outras pautas não tiveram propostas. “Avançamos pouco em relação à pauta apresentada”, declarou o presidente do Sintep, Henrique Lopes Nascimento. Os professores pedem também a destinação de 35% dos recursos estaduais para a educação. Essa é a segunda paralisação realizada pela classe neste ano, sendo que a primeira foi em abril e durou uma semana.

Contudo, o governador chegou a declarar que não negocia com grevistas. “Eu não discuto em greve. Eles estão discutindo com os secretários. Eu espero que haja um entendimento para eles voltarem”, declarou anteriormente à TV Centro América. Em todo o estado 80% das escolas estão com as atividades paralisadas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br