54848

Presidente da Câmara de cidade de MT obtém liminar e retorna ao cargo

O presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Waldir Bento da Costa (PMDB), voltou a presidir a Mesa Diretora da Casa de Leis depois de ser afastado da função pelos colegas por suspeita de improbidade administrativa ao contratar 20 servidores comissionados. Após uma semana de afastamento, o parlamentar conseguiu uma liminar na Justiça para retonar ao cargo. Na votação do requerimento, não teria sido obedecido o número mínimo de vereadores estabelecido pelo regimento interno da instituição.

Durante sessão na semana passada, o vereador Fábio Saad apresentou requerimento pedindo o afastamento de Waldir por 180 dias até que fosse investigada a contratação de 20 funcionários. Segundo ele, essas pessoas foram nomeadas para ocupar cargos que deveriam ser preenchidos por meio de concurso público. “Recebemos uma denúncia do Ministério Público Estadual e protocolamos na Casa

Na mesma data, os vereadores votaram a favor do pedido. Nesse período de uma semana, o cargo foi ocupado pelo vereador Leonardo Mayer (Pros), que demitiu os 20 servidores que teriam sido supostamente contratados de forma ilegal. “Exoneramos os 20 servidoresaté para 'enxugar' a folha e conseguimos atingir a meta, porque assim que assumi a presidência percebi que não iríamos conseguir pagar o 13º salário”, disse Leonardo.  Porém, Waldir Bento se defende e alega que agiu dentro da legalidade. 

Nessa semana que Waldir esteve afastado, foi criada uma Comissão Processante, formada por três vereadores, para apurar a denúncia de suposta improbidade administrativa. O presidente dessa comissão, vereador Pedro Paulo Tolares, disse que, em três dias, deve ser intimado o vereador denunciado e depois será concedido o prazo de 10 dias para que ele tenha conhecimento da denúncia e apresenta a defesa.

Sete vereadores votaram a favor do afastamento, enquanto outros três se opuseram. Os demais três parlamentares presentes se abstiveram de votar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email