62430

Novo presidente do TCE-MT deve tomar posse nesta quinta-feira (2)

O futuro presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Waldir Teis, disse que o maior desafio à frente do órgão será o de aprimorar as ferramentas para que os serviços tenham o certificado de qualidade ISO 9001. A solenidade posse dele está marcada para as 16h (horário de Mato Grosso) desta quinta-feira (2), na sede do órgão fiscalizador, no Centro Político Administrativo. Ele substituirá o atual presidente do Tribunal, José Carlos Novelli.

Antes de tomar posse, Waldir Teis citou, como exemplo, a certificação do sistema GeoObras, de acompanhamento das obras públicas executadas no estado. “Chegamos a um patamar que as informações do GeoObras são confiáveis. Aquilo que está ali se acredita que, de fato, a informação está correta, então, a certificadora diz se o produto é confiável ou não”, afirmou, em entrevista à TV Centro América.

Na avaliação dele, o avanço tencológico contribui muito para o trabalho desempenhado pelo TCE. “Aos poucos, vamos descobrindo a possibilidade de desenvolver ferramentas tecnológicas que possam detectar onde há problemas. Dependendo do processo que a gente analisa, é possível identificar ou ao menos detectar indícios de desvio de recurso público”, disse, se referindo à análise das contas dos órgãos públicos.

“O TCE de Mato Grosso avançou muito na auditoria de contas públicas. Ao compararmos o nosso modelo de gestão com o modelo de gestão adotado nos municípios, podemos ver que o TCE está muito à frente desses municípios”, frisou. Segundo ele, os prefeitos são orientados a corrigir as falhas identificadas pelo Tribunal.

Teis foi eleito presidente em eleição realizada no dia 5 do mês passado e conduzirá a Mesa Diretora da instituição no biênio 2014-2015, tendo como vice o atual presidente José Carlos Novelli e o conselheiro Valter Albano como corregedor-geral.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email