36456

Morador de cidade de MT coleciona mais de 30 aparelhos de rádio

Com mais de 30 aparelhos de rádio, um colecionador de Rondonópolis, cidade a 218 quilômetros de Cuiabá, encontrou uma forma para se distrair e ganhou um hobby. O eletrotécnico Jurandir Machado conta que quando tinha 10 anos de idade se apaixonou pelo rádio e depois disso passou a colecionar os modelos que marcaram a década de 80. Atualmente ele acumula os aparelhos na própria residência.

Segundo ele, a paixão o fez se esforçar para manter todos os modelos em funcionamento. Para ele, o rádio é uma companhia 'inseparável'. Além de ouvir músicas, Jurandir também procura programas e quadros esportivos. “[Também] costumo ouvir nas quartas-feiras os campeonatos brasileiro e estaduais”, disse.

Jurandir diz que admira a forma de comunicação que é feita pelas ondas do rádio.”Antes a notícia era em tempo real e somente pelo rádio. Era fácil de carregar porque era [carregado] a pilha. Se eu fosse para um piquenique levava também algumas fitas cassete para ouvir músicas”, falou.

Alguns rádios da coleção possuem mais de 70 anos. Outra parte da coleção foi doada por amigos e conhecidos de Jurandir. “Meu sonho é ainda ter uma sala só para [expor os] rádios para que as pessoas possam sintonizar em qualquer aparelho que quiser”, concluiu.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email