39245

Mato Grosso registra sete casos de gripe H1N1 com 3 mortes neste ano

Um balanço divulgado nesta terça-feira (13) confirma sete casos da gripe H1N1 com três mortes pela doença neste ano em Mato Grosso, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O mesmo balanço aponta que duas das mortes foram registradas em Cuiabá e a terceira em Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá.

Ainda segundo a SES, entre os dias 1º de janeiro até 12 de agosto, foram notificados 105 casos de gripe. Desse número, sete são positivos para a Influenza A (H1N1); cinco para Influenza B; três Influenza A (H3N2). Outros 42 casos foram descartados e 37 estão em investigação pela unidade.

Das mortes em Cuiabá, a secretaria confirma um pelo vírus H1N1 e um por Influenza B. A morte registrada em Sorriso foi notificada como H1N1. O mesmo balanço aponta a notificação de casos H1N1 em Cuiabá (4), Campo Verde (1), Primavera do Leste (1) e Sorriso (1).

Em 2012, durante o mesmo período, a SES notificou 137 casos, sendo 21 positivos e três mortes.

Em Tapurah, município a 414 quilômetros de Cuiabá, a prefeitura registrou a morte de duas crianças com suspeita de H1N1. O primeiro registro foi no dia 2, quando uma criança de 10 meses falaceu após uma parada respiratória. No dia 6 (terça-feira), um garoto de oito anos também morreu com os mesmos sintomas.

Os resultados da necropsia feita no corpo do bebê e do menino de oito anos devem ser divulgados em 15 dias.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email