37265

Mato Grosso é o estado com mais focos de calor no mês de julho

Mato Grosso fechou o mês de julho como o estado brasileiro com maior número de focos de calor. Ao todo, foram 11.932 identificados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é quase duas vezes maior que o do segundo colocado, Tocantins, que registrou 6.650. O Maranhão com 4.138 figurou na terceira posição.

Autoridades governamentais mato-grossenses atribuem o alto número do estado às condições climáticas propícias, já que a baixa umidade Na comparação com julho de 2012 o Estado conseguiu diminuir em apenas 2% os focos. Dos dez municípios com mais casos, pelo menos sete estão no bioma Amazônico.

De acordo com o Inpe, a liderança é puxada por Nova Maringá, onde foram 945 focos, seguido por Tangará da Serra (623) e Nova Mutum (614). Completam ainda o ranking dos cinco primeiros os municípios de Gaúcha do Norte (587) e São José do Rio Claro (495).

Secretário-adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Taques diz que o Estado tem adotado medidas para baixar as ocorrências relacionadas ao fogo. “Há equipes de educação ambiental e estamos desenvolvendo as ações preventivas e de conscientização também”, disse.

Nas áreas rurais, desde o último dia 15 de julho, o uso do fogo para atividades de manejo está proibido. A restrição segue até 15 de setembro, data em que encerra o período restritivo para as queimadas. Enquanto isso, nas cidades, elas urbanas são proibidas durante todo o ano.

Em nível Brasil, o mês de julho terminou com com 36.780 focos de calor medidos pelo Inpe, uma queda de 40% frente ao mesmo período de 2012.

O que são os focos
São considerados focos de calor qualquer temperatura registrada acima de 47°C. Por outro lado, um foco de calor não representa necessariamente um foco de fogo ou incêndio.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br