39753

Mais cinco casos de morte por dengue são confirmados em MT

Mais cinco mortes por dengue foram confirmadas em Mato Grosso pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sina), entre os dias 9 a 15 de agosto. Nesse período foram registrados mais 205 casos de dengue. O número de notificações é bem inferior ao da semana anterior. Entre 1º a 08 de agosto, foram registrados 423 casos. Desde janeiro, o total de casos chega a 40.462.

De acordo com as informações do Sinan, as ocorrências de mortes estão confirmadas em 20 dos 141 municípios do estado: Alta Floresta (3), Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis (3), Campo Verde, Carlinda, Cuiabá (2), Jaciara, Juara, Primavera do Leste (2), Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Sinop (4), Sorriso (2), Vera, Sapezal e Lucas do Rio Verde.

Outros cinco casos ainda estão sob investigação em Alto Taquari, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Cuiabá. Sinop é o município do estado que registrou o maior número de casos, com 7.136 notificações. A lista segue com Rondonópolis e Cuiabá empatados com 3.038 e Várzea Grande com 682 casos.

No ano de 2012 as notificações no mesmo período foram de 34.381 casos no estado. Em Mato Grosso circulam simultaneamente dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e DENV 4. O combate dos focos do mosquito em casa pode ser feito da seguinte forma: Limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças dágua; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água, como garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; mantenha pneus em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas d´água e os poços.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email