62870

Jovem de 29 anos é preso com 75 kg de pescado irregular em rio de MT

Um jovem de 29 anos foi preso em flagrante com 75 kg de pescado irregular na madrugada desta sexta-feira (10), em Santo Antônio do Leverger, cidade a 35 km de Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o rapaz foi preso em um carro de passeio depois de ser visto saindo das proximidades de um rio do município. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da capital.

A apreensão foi feita por volta de 5h [horário de Mato Grosso] durante uma fiscalização de rotina. Segundo a Sema, os fiscais deram ordem de parada para o jovem e ele tentou fugir em alta velocidade na pista. No porta-malas do veículo, a polícia apreendeu cinco pintados, quatro cacharas e dois peixes da espécie abotoado.

Conforme o coordenador de pesca da Sema, Júlio Reiners, os peixes ainda estavam com as vísceras. “Além dos peixes e do suspeito, nós também apreendemos o carro do jovem. Ele deverá responder por pesca ilegal segundo os parâmetros da Lei 9.605 [crimes ambientais]”, disse em entrevista ao G1.

De acordo com o coordenador, o suspeito e o veículo foram encaminhados para a Dema. Já o pescado, deverá ser doado a entidades filantrópicas. Se condenado, o jovem pode pegar de um a três anos de detenção, como também, pagar de um a 100 salários mínimos.

Ainda conforme a Sema, desde de novembro do ano passado, quando iniciou a Piracema, período de reprodução dos peixes, cerca de sete toneladas de pescado irregular foram apreendidas nas operações de fiscalização em Mato Grosso.

A quantidade é quase 700 kg a mais do que em todo o último período de defeso. Em pouco mais de dois meses também foram apreendidas 56 embarcações, 2 mil apetrechos e 12 armas de fogo. Vinte pessoas foram detidas. A maioria das apreensões durante a piracema, que termina no dia 28 de fevereiro, foi na Baixada Cuiabana.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br