62870

Jovem de 29 anos é preso com 75 kg de pescado irregular em rio de MT

Um jovem de 29 anos foi preso em flagrante com 75 kg de pescado irregular na madrugada desta sexta-feira (10), em Santo Antônio do Leverger, cidade a 35 km de Cuiabá. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o rapaz foi preso em um carro de passeio depois de ser visto saindo das proximidades de um rio do município. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da capital.

A apreensão foi feita por volta de 5h [horário de Mato Grosso] durante uma fiscalização de rotina. Segundo a Sema, os fiscais deram ordem de parada para o jovem e ele tentou fugir em alta velocidade na pista. No porta-malas do veículo, a polícia apreendeu cinco pintados, quatro cacharas e dois peixes da espécie abotoado.

Conforme o coordenador de pesca da Sema, Júlio Reiners, os peixes ainda estavam com as vísceras. “Além dos peixes e do suspeito, nós também apreendemos o carro do jovem. Ele deverá responder por pesca ilegal segundo os parâmetros da Lei 9.605 [crimes ambientais]”, disse em entrevista ao G1.

De acordo com o coordenador, o suspeito e o veículo foram encaminhados para a Dema. Já o pescado, deverá ser doado a entidades filantrópicas. Se condenado, o jovem pode pegar de um a três anos de detenção, como também, pagar de um a 100 salários mínimos.

Ainda conforme a Sema, desde de novembro do ano passado, quando iniciou a Piracema, período de reprodução dos peixes, cerca de sete toneladas de pescado irregular foram apreendidas nas operações de fiscalização em Mato Grosso.

A quantidade é quase 700 kg a mais do que em todo o último período de defeso. Em pouco mais de dois meses também foram apreendidas 56 embarcações, 2 mil apetrechos e 12 armas de fogo. Vinte pessoas foram detidas. A maioria das apreensões durante a piracema, que termina no dia 28 de fevereiro, foi na Baixada Cuiabana.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email