60937

Governo de MT lança plano para reduzir desmatamento em 80%

Em três anos, o governo de Mato Grosso pretende reduzir em até 80% o desmatamento ilegal no estado, conforme declaração do secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, em entrevista ao Bom dia Mato Grosso, nesta quarta-feira (18). O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT) será lançado nesta quarta-feira.

De acordo com o secretário da Sema, a redução é prevista na segunda fase do plano que será implantado para ter vigência entre 2014 e 2016. No entanto, de acordo com o levantamento feito pelo sistema Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal mato-grossense cresceu 52% entre agosto de 2012 e julho de 2013, frente ao igual período do ano anterior. A área afetada avançou de 757 km² para 1.149 km².

Mas Lacerda defende que entre 2004 e 2013 houve uma redução de 90% no índice de desmatamento no estado, e que, o aumento registrado no último ano estaria 'dentro do plano  de controle de desmatamento e queimada'. O secretário ainda frisa que o novo plano, que entrará em vigor no próximo ano, terá efeito até o ano de 2020.

“Os índices são positivos”, declara Lacerda. Segundo o secretário, houve mais de 54% de redução nas queimadas em 2013. O plano de combate será executado através de fiscalizações, monitoramento, orientação, educação ambiental. Lacerda destaca que são, ao todo, 54 metas para serem cumpridas no decorrer dos próximos três anos.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br