39424

Exportações da soja em grão devem bater recorde em 2013, diz Imea

As exportações da soja em Mato Grosso acumularam um total de 10,4 milhões de toneladas da oleaginosa enviada a outros países nestes primeiros sete meses do ano. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) este volume é apenas 2,8% abaixo do que foi embarcado em 2012, com 10,7 milhões de toneladas do grão. Neste cenário, a estimativa é que o estado registre um recorde em vendas da soja em grão para o estado.

“Nunca se exportou tanta soja em grão no mês de julho como foi neste ano, totalizando 1,8 milhão de toneladas. Os primeiros sete meses já bateram recorde nas vendas ao exterior. Isso aconteceu por conta do aumento da produção e a diminuição do esmagamento”, pontua o analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Ângelo Ozelame.

Já as exportações do farelo da soja chegaram a 2,28 milhões de toneladas entre janeiro e julho deste ano. Este volume representa pouco mais da metade do que foi embarcado no ano passado, com 4,52 milhões de toneladas do grão moído. Em outros números, no decorrer de sete meses, o estado já vendeu cerca de 50,4% de tudo o que foi enviado ao exterior no ano passado.

Em relação às vendas do óleo da soja, até o mês passado foram embarcados 203,7 mil toneladas do produto. Isso mostra que o ritmo das exportações do produto está lento, visto que no acumulado em 2012 o volume total das exportações chegou a 592,7 mil toneladas. Segundo relatório do Imea, os estoques mundiais de óleo proveniente de outras fontes estão elevados, o que torna menos atrativo a compra do produto.

Preço
O valor mais alto repassado ao agricultor pela saca de soja da semana passada foi registrado na quinta-feira em Rondonópolis a um preço de R$ 53,83. Já o valor mais baixo computado pelo Imea na passada foi na terça-feira a R$ 48 por saca em Diamantino e Canarana.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email