52534

Carreta com óleo tomba e contamina um dos maiores rios de Mato Grosso

Um acidente com um caminhão com carga de óleo diesel, na quarta-feira (23), na BR-070, perto de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, causou a contaminação do Rio Araguaia, um dos maiores rios que cortam Mato Grosso. Para a contenção do óleo que se espalhou rapidamente, equipes da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Petrobras estão no no local desde essa quinta-feira (23). Foram montadas barreiras de contenção ao longo dos rios para evitar que o óleo se alastre.

À princípio, de acordo com o coordenador de Acidentes Ambientais da Defesa Civil do estado, Raul Catunda, apenas a água de um córrego, onde o caminhão tombou, ficou contaminada. Mas, como o córrego é afluente do Rio Garças, o óleo se espalhou e chegou até o Rio Araguaia. “A Defesa Civil está tomando as providências, mas infelizmente uma quantidade de óleo chegou ao Rio Araguaia”, afirmou. A equipe da Defesa Civil informou ainda que irá permanecer no local até a retirada total do óleo.

A previsão é que esse trabalho dure seis dias, mas o monitoramento da área deve se estender pelos seis meses seguintes. A estimativa é de que derramaram de 25 a 30 mil litros de óleo diesel espalharam pelos rios.

Por conta do incidente, a Empresa Matogrossense de Água e Saneamento (Emasa), concessionária de água da região, informou, por meio de nota, que o serviço de captação de água do Rio Garças foi suspenso temporariamente. Pediu ainda que a população economize para evitar que fiquem sem água nesse período.

Compartilhe