52534

Carreta com óleo tomba e contamina um dos maiores rios de Mato Grosso

Um acidente com um caminhão com carga de óleo diesel, na quarta-feira (23), na BR-070, perto de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, causou a contaminação do Rio Araguaia, um dos maiores rios que cortam Mato Grosso. Para a contenção do óleo que se espalhou rapidamente, equipes da Defesa Civil estadual, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Petrobras estão no no local desde essa quinta-feira (23). Foram montadas barreiras de contenção ao longo dos rios para evitar que o óleo se alastre.

À princípio, de acordo com o coordenador de Acidentes Ambientais da Defesa Civil do estado, Raul Catunda, apenas a água de um córrego, onde o caminhão tombou, ficou contaminada. Mas, como o córrego é afluente do Rio Garças, o óleo se espalhou e chegou até o Rio Araguaia. “A Defesa Civil está tomando as providências, mas infelizmente uma quantidade de óleo chegou ao Rio Araguaia”, afirmou. A equipe da Defesa Civil informou ainda que irá permanecer no local até a retirada total do óleo.

A previsão é que esse trabalho dure seis dias, mas o monitoramento da área deve se estender pelos seis meses seguintes. A estimativa é de que derramaram de 25 a 30 mil litros de óleo diesel espalharam pelos rios.

Por conta do incidente, a Empresa Matogrossense de Água e Saneamento (Emasa), concessionária de água da região, informou, por meio de nota, que o serviço de captação de água do Rio Garças foi suspenso temporariamente. Pediu ainda que a população economize para evitar que fiquem sem água nesse período.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email