55819

Candidata é flagrada ao tentar fraudar vestibular de medicina em MT

Uma candidata de 18 anos foi detida nesta quarta-feira (6) ao ser flagrada tentando fraudar o vestibular para o curso de medicina, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), no município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo com o vice-reitor da instituição de ensino superior, Flávio Foguel, a jovem estava com um equipamento de escuta, mas não chegou a usá-lo. “Ela foi pega no momento em que tentou usar o ponto”, afirmou. Apesar da tentativa de fraude, o processo seletivo foi mantido aos demais candidatos.

Foguel disse ao G1 que, antes de entrar na sala de prova, todos os candidatos passam por um detector de metais para impedir o uso desses dispositivos. “O detector pegou um suspeito que estava junto com essa menina. Depois disso, ela ficou nervosa e passou a ser observada pelos fiscais”, informou. Além do detector de metal, outra parte do processo de segurança é o reconhecimento dos inscritos no processo seletivo através de foto e vídeo.

“Ela foi retirada discretamente da sala. Detectamos o equipamento e a levamos para a delegacia, pois se trata de um crime federal”, enfatizou Foguel. A Polícia Militar informou que a jovem veio de Minas Gerais exclusivamente para prestar o exame. Informou ainda que ela foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil, mas foi liberada após pagar fiança.

O equipamento apreendido encontra-se sob responsabilidade da Polícia Civil, que deve investigar se mais pessoas estão envolvidas nesse suposto esquema de fraude. A jovem que foi flagrada não informou à polícia quem iria lhe repassar as respostas das questões contidas no caderno de prova, nem se havia outros candidatos usando o ponto.

O vice-reitor da Univag garantiu que os demais candidatos ao vestibular não serão prejudicados, pois a candidata foi repreendida antes de começar a responder as questões. Pontuou ainda que a instituição busca se cercar de meios que previnam essa tipo de prática. “Temos uma equipe de segurança especializada para prevenir esse tipo de crime. A maioria sabe disso e os que não sabem tentam burlar isso, mas, como aconteceu, são pegos. Foi apenas uma tentativa”, frisou Foguel.

Compartilhe

Feito com muito 💜 por go7.com.br